Os jogos são práticas sociais que devem ser valorizadas no ensino da matemática
na escola. A fim de discutir esse assunto, esta pesquisa aborda o uso do jogo
como estratégia de ensino e mobilização do raciocínio.
O jogo tem por finalidade ajudar o aluno a desenvolver o seu raciocínio lógico com praticidade, adquirindo habilidades e competências, pois através desta prática de ensino é possível construir também relações sociais cujo propósito é aprender a lidar com limite e ações de respeito ao próximo.
O jogo é um instrumento, e não serve apenas para o divertimento ou mais simples forma de brincar para as crianças gastarem energia, pois, através dele o indivíduo se desenvolve fisicamente, cognitivamente, afetivamente, socialmente e moralmente. Convém lembrar, como assinala Piaget (1967), o jogo é a construção do conhecimento, principalmente, nos período sensório-motor e pré- operatório.
Quando as crianças interagem, desde pequenas com os objetos, elas constroem e estruturam seu espaço e o seu tempo, desenvolvendo a noção de causalidade, chegando à representação e, por fim, á lógica.
Desenvolver na sala de aula um trabalho com os jogos, referente ao aspecto cognitivo, contribui para que os alunos de maneira participativa adquiram e construam o seu conhecimento e ajuda também desenvolverem suas habilidades e competências, pois quando o professor utiliza o jogo como ponto de partida, ele tem como meta melhorar o desempenho escolar do aluno em termos de notas, produção e compreensão de conteúdos.
O jogo tem por finalidade ajudar o aluno a desenvolver o seu raciocínio lógico com praticidade, adquirindo habilidades e competências, pois através desta prática de ensino é possível construir também relações sociais cujo propósito é aprender a lidar com limite e ações de respeito ao próximo.
O jogo é um instrumento, e não serve apenas para o divertimento ou mais simples forma de brincar para as crianças gastarem energia, pois, através dele o indivíduo se desenvolve fisicamente, cognitivamente, afetivamente, socialmente e moralmente. Convém lembrar, como assinala Piaget (1967), o jogo é a construção do conhecimento, principalmente, nos período sensório-motor e pré- operatório.
Quando as crianças interagem, desde pequenas com os objetos, elas constroem e estruturam seu espaço e o seu tempo, desenvolvendo a noção de causalidade, chegando à representação e, por fim, á lógica.
Desenvolver na sala de aula um trabalho com os jogos, referente ao aspecto cognitivo, contribui para que os alunos de maneira participativa adquiram e construam o seu conhecimento e ajuda também desenvolverem suas habilidades e competências, pois quando o professor utiliza o jogo como ponto de partida, ele tem como meta melhorar o desempenho escolar do aluno em termos de notas, produção e compreensão de conteúdos.
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