Projeto Identidade e Autonomia

     

 

 

     O Projeto Identidade e Autonomia será desenvolvido no mês de Maio, deste ano letivo de 2012, na EScola Municipal Francisca Abreu Lima, localizada num bairro de periferia de Fortaleza-CE, área de risco, violência, de baiza condição social e pobreza internalizada. 

     Este projeto tem como intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em 

todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de todo uma sociedade a qual ele está inserido.

      Promover a integração dos alunos, a apropriação da escrita e valorização do seu nome próprio, bem como no resgate da dignidade e da cidadania, através do fortalecimento da identidade, da cultura, e do restabelecimento da auto-estima é o objetivo geral do projeto.

    Objetivos específicos:

  • Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade;

  • Conhecer a história e o significado de seu nome;

  • Desenvolver a autonomia, a auto-confiança e auto-estima do aluno;

  • Aquisição de novas formas de relações, consigo com o outro e com a sociedade;

     

  • Adquirir noções fundamentais sobre  a higiene em nossa vida;

  • Reconhecer a importância e a  necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;

  • Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;

  • Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;

  • Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;

  • Conhecer seus antepassados;

  • Identificar tipos de moradia e formas de construções;

  • Conhecer diversas estruturas familiares no mundo;

  • Elaborar textos a partir do auto-conhecimento;

  • Coletar dados por meio de pesquisas e observações;

  • Ler diferentes tipos de textos;

  • Identificar a escola como espaço propriciador da valorização do indivíduo e da real função da identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar;

 

 

 


" Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem." (Carlos Drummond De Andrade)
Bloggif montagem

Um comentário: