Programa Mais Educação

Programa Mais Educação

Novembro 2012


               A oficina de teatro do Programa Mais Educação  tem realizado inúmeras atividades artísticas com as crianças da EMEIF Francisca Abreu Lima, entre elas uma apresentação com o tema " O Livro Mágico" a oficina é ministrada pelo monitor Adriano.





























PROJETO DENGUE
                                           INTRODUÇÃO
A Escola Municipal de Fortaleza Francisca Abreu Lima, localiza-se no Parque Jerusalém, à rua Humberto de Almeida, 535 periferia de Fortaleza, área de risco, violência e muita pobreza. Nesta conjuntura se coloca como intermediária junto a esta comunidade na prevenção e no combate à Dengue, reconhecendo a importância do desenvolvimento de um projeto de cunho educativo junto aos seus   profissionais, alunos e famílias.
O projeto Dengue permite uma reflexão, quando alerta para o fato de que uma postura educativa contribui , antes de tudo, em ampliar a visão de conhecimento e propor mudanças no que diz respeito aos cuidados com o lixo e a higienização,fator fundamental para a promoção de um ambiente saudável e, evitando, assim, criadouros para o mosquito da Dengue. Desenvolvendo assim, um processo de co responsabilidade na luta pela prevenção e exterminação da Dengue.

JUSTIFICATIVA

     


   o Brasil enfrenta, nos últimos tempos, a maior epidemia da doença. desenvolver um projeto que vislumbra a conscientização dos alunos se faz necessário para que atitudes concretas sejam elaboradas e colocadas em prática no espaço coletivo. é no espaço educacional que ações previamente sistematizadas são formuladas e concretizadas com o auxílio dos educadores. agir de maneira organizada é importante na medida em que discussões proporcionem sustentação teórica, ou seja, toda prática acompanhada de informações claras e objetivas para que todos possam tomar ciência da gravidade do problema que o país enfrenta.

   Para vencer a dengue é necessário a mudança de hábitos da comunidade e a melhor maneira de fazê-lo é através da educação, pois, vamos educar nossos alunos, para modificarem o comportamento de suas famílias, parentes, vizinhos e omunidade.

  Mudança essa que perpassa essencialmente à medida em que todos se tornam co-responsável pela eliminação dos focos de reprodução do mosquito e conter o avanço de uma epidemia que pode ter conseqüências imprevisíveis.

Elaboramos este projeto por sentirmos a necessidade de desenvolver de forma mais intensa, num determinado período, atividades de prevenção à doença, através da conscientização da comunidade escolar e seus arredores e ações que eliminem locais propícios à proliferação do mosquito causador da dengue.



 






OBJETIVO GERAL


    Trabalhar junto a escola e comunidade, a conscientização sobre a importância da prevenção, cuidados que se deve ter para evitar o crescimento de focos do mosquito e sua proliferação, já que a dengue é uma doença que pode levar a morte.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Identificar os aspectos do Mosquito da Dengue;
  • Mobilizar os alunos e a comunidade ao combate a Dengue;
  • Conscientizar alunos, pais e comunidade em geral sobre a importância da prevenção contra a Dengue;
  • Adquiri hábitos e atitudes que colaborem para acabar com o Mosquito e com a Dengue;
  • Conhecer as diversas formas de contágio, prevenção e tratamento da Dengue;
  • Integrar o programa Mais Educação, comunidade escolar e famílias no combate e prevenção à Dengue;

METODOLOGIA

  • Envolvimento dos professores através de encontros, consultas e pesquisas, em articulação com a Coordenação pedagógica, Coordenação do Mais Educação e Direção da escola;
  • Sensibilização as famílias, alunos e comunidade através de palestras, panfletos 
    informativos sobre a Dengue;
  • Realização de evento sobre o dia D da Dengue com palestras e apresentações de atividades diversas sobre a Dengue.

CRONOGRAMA

Esse projeto será desenvolvido durante o primeiro semestre de 2012, sendo dividido em três etapas.
  1. Primeira etapa: Discussão e reflexão com professores, monitores do Programa Mais Educação coordenadores e direção da escola. ( mês de maio).
  2. Segunda etapa: Reflexão, discussão e realização de diversas atividades com alunos coordenadas pelos professores, monitores do Programa Mais Educação e coordenação durante todo o primeiro semestre de 2012.
  3. Terceira etapa: Culminância com o dia D da dengue, no dia 01de junho de 2012, com realização de palestras, distribuição de panfletos e apresentação de diversas atividades.



PROCEDIMENTOS

  • Conversa informal sobre o tema em questão.
  • Momento de questionamento sobre o tema.
  • Pesquisa nas principais fontes de comunicação.
  • Desenho Interpretativo da prevenção.
  • Construção de um painel ensinando a prevenir a Dengue .
  • Apresentação com Power Point sobre o Tema Dengue.
  • Elaborar uma música Combatendo o mosquito.
  • Ronda no entorno da escola, nas ruas mais próximas, a procura de focos de Dengue
  • Teatro
  • Músicas
  • Pintura
  • Elaboração de textos individual e coletivos coletivos
  • Leitura sobre textos informativos em revistas e jornais
  • Vídeo sobre a Dengue
  • Elaboração de Panfletos
  • Jogos
  • Álbuns seriados,
  • Paródias
  • Visita à comunidade para distribuição de Panfletos Informativos
  • Acrósticos
  • Brincando com Sucata

CULMINÂNCIA

  • Será realizado um evento no dia D da Dengue com palestras, feira educativa sobre a dengue, teatro, parodias e apresentações de outras diversas atividades sobre o tema.


ROTEIRO DE ATIVIDADES

LETRAMENTO

  • Acróstico, painel com figuras recortadas de jornais e revistas sobre a dengue.
  • Trabalhar com produção textual e frases sobre a dengue.
  • Criação de poemas, parodia.
  • Vídeos

MATEMÁTICA
  • Montar painel com pequeno gráfico sobre o índice de pessoas doentes de dengue no bairro.
  • jogos sobre o meio ambiente e cidadania atitudes corretas que devemos ter em relação ao meio ambiente
  • usar material reciclado para confeccionar jogo sobre a dengue como: boliche de garrafa Pete etc.

TEATRO

  • Peça teatral falando sobre a dengue: os pequenos contra a dengue.
  • Dança

RÁDIO

  • Elaborar pequenas noticias sobre o meio ambiente e sua importância de preservação.
  • Dicas de preservação,atitudes corretas
  • Confeccionar cartazes com noticias
  • Usar a rádio no recreio para alertar sobre os cuidados que devemos ter para evitar a dengue

CANTO CORAL 
  • Ensaio de músicas e parodias sobre a dengue para apresentar.

 Ensaio
 
Apresentação

RECREAÇÃO E LAZER

  • Construção de jogos como: corrida contra dengue, acerta a bola, amarelinha, com perguntas para responder sobre a dengue.
  • Desenhos e pinturas sobre a dengue.

OBS: TODAS AS SALAS DE AULA REGULAR IRÃO TRABALHAR COM O TEMA E DESENVOLVER ATIVIDADES COM OS ALUNOS E PARTICIPARÁ DE MOMENTOS REFLEXÃO, PALESTRAS E MOMENTOS EDUCATIVOS DE COMBATE A DENGUE.

EDUCAÇÕA INFANTIL:
  • Trabalho com desenho e pintura sobre o tema
  • 1º ano cuidados que devemos ter para evitar a doença, com filmes e cartazes.
  • 2º ano musicas sobre a dengue.
  • 3º ano painel sobre os sintomas da doença.
  • 4º ano trabalho de pesquisa sobre o tema
  • 5º ano maquetes sobre o tema.



Dengue (Ritmo Jardineira)

Óh, dengue porque estais tão triste?
 Mais o que foi que te aconteceu?
Foi o "Viver" e esses meninos
que tiraram as Águas pneus de todos (2x)

Óh, mosquitinho Qual é a sua dor?
eeee que  com esse
movimento até a caixa d'água se fechou
E agora com tudo sequinho

Não tenho mais onde botar ovinhos (2x)
TÔ numa boa, to aqui de novo
Daqui não saio, daqui não me movo enquanto a dengue não se acabar.
A comunidade ta ficando esperta, preservar a vida é nossa grande meta, tenho certeza esse é meu lugar, ah, ah, ah

Andei, andei, juntei, juntei (bis)
Tanto lixo que juntei pro mosquito não se alojar meu vizinho se preocupou a sua caixa tampar.
Ah, ah, ah, hoje eu to rindo a toa, acabei com a dengue, fiquei numa boa
O importante é todos ajudar, La, laia, laia
 

Diretora:Elizabete Bizerra Franklin
Diretora adjunta: : Rubenícia de Sousa Frutuoso
Secretário:José Barreto Araújo Neto 
Coordenadora do Programa Mais Educação: Rita de Cacia Soares Farias



Tela Prof. Glênilce Forte





PROJETO: MEIO AMBIENTE E CIDADANIA


  • INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como foco apresentar, o Projeto Cidadania e Ambiente será desenvolvido dentro do Programa do mês de Novembro, deste ano letivo de 2011, da EMEIF Francisca Abreu Lima, localizada no Parque Jerusalém, periferia de Fortaleza, área de risco, violência e muita pobreza. Nesta conjuntura se coloca como intermediária junto a esta comunidade na preservação do meio ambiente e conscientização da necessidade novas atitudes cidadãs que possam levar á essa preservação, evitando assim a destruição do nosso planeta e consequentemente a destruição da vida planetária ,reconhecendo a importância do desenvolvimento de um projeto de cunho educativo junto aos seus profissionais, alunos e famílias.
      Este projeto visa integrar a educação ambiental e cidadania no cotidiano escolar e da comunidade e propiciar oportunidades de aprendizagem acerca das relações entre Cidadania e Ambiente alertando a sociedade para uma nova prática quanto a preservação do meio ambiente, ou seja preservar a vida do planeta com consciência cidadã.
     A interdisciplinaridade busca a reintegração do conhecimento voltado para a interdependência das diferentes disciplinas curriculares. O mesmo se faz necessário com relação à compreensão das diferentes relações mantidas entre todos os seres vivos.

  • JUSTIFICATIVA

   O planeta enfrenta, nos últimos tempos, sérios problemas relacionados a falta de consciência ecológica e preservação da vida planetária. Desenvolver um projeto que vislumbra a conscientização dos alunos e comunidade se faz necessário para que atitudes concretas sejam elaboradas e colocadas em prática no espaço coletivo.
   É no espaço educacional que ações previamente sistematizadas são formuladas e concretizadas com o auxílio dos educadores. Agir de maneira organizada é importante na medida em que discussões proporcionem sustentação teórica, ou seja, toda prática acompanhada de informações claras e objetivas para que todos possam tomar ciência da gravidade do problema que o planeta enfrenta.
   Elaboramos  este projeto por sentirmos a necessidade de desenvolver de forma mais intensa, valores e atitudes que possam modificar nossos hábitos, levando a uma tomada de consciência de toda comunidade escolar e familiares.

  • OBJETIVO GERAL

    Propiciar aos alunos, professores, funcionários pais e comunidade um olhar reflexivo e crítico sobre o seu fazer e participar “cidadão” no espaço em que vivem para umaconstrução de novos valores e na relação entre este e o meio, possibilitando o desenvolvimento e aprendizagens individuais e coletivas.

  • OBJETIVO ESPECÍFICOS

  • Contribuir para que os alunos se identifiquem como parte integrante da natureza e se sinta afetivamente ligado a ela, atuando criativamente e respeitando o meio ambiente,
  • Contribuir para que o aluno seja capaz de analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, criticamente, reconhecendo a necessidade e oportunidades de agir de modo propositivo, garantindo um ambiente saudável e boa qualidade de vida.
  • Adotar posturas na escola, em casa e na comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis.

  • CRONOGRAMA

     Esse projeto será desenvolvido na ultima semana do mês de novembro de 2011, envolvendo todos alunos do Programa Mais Educação, e de toda a escola.
  1. Segunda-feira: Abertura com apresentação do projeto para os alunos, momento cívico no pátio com o hino do Brasil, e a música planeta água. Início das atividades em sala.

  2. Terça-feira: Realização de oficinas para os alunos desenvolvidas pelos professores e monitores do Mais Educação.

  3. Quarta-feira: Realização de atividades construção de cartazes, painés, parodia sobre o meio ambiente e atitudes cidadãs,ensaio de uma dança sobre o tema, desenvolvidas pelos professores e monitores do Mais Educação.
  1. Quinta-feira: Palestra para os pais e comunidade sobre reutilização ; reeducando hábitos, através de pequenos fóruns e palestras, embasam seu conhecimento sobre a crescente produção de lixo e a necessidade de mudanças de hábito, a importância da reciclagem e reutilização. A importância da coleta seletiva, qualidade de vida, dignidade humana, e a responsabilidade social e do poder público.
   5. Sexta-feira: Culminância - Interação entre escola e comunidade: Exposição dos trabalhos realizados pelos professores e alunos para visitação( gráficos, maquetes, experiências científicas, roda de conversa(exercício de cidadania: não jogue lixo nas vias públicas), apresentação,teatral,dança,poesias e músicas.


  • METODOLOGIA
   

        A proposta construída com base em uma metodologia construtivista, reflexiva, interativa, experimental, lúdica e coletiva envolve vários pequenos projetos articuladostransversalmente, formando uma teia, cujos fios possibilitam a interdisciplinariedade, concretizam o futuro, envolvendo uma filosofia com novas idéiascomportamentais, tanto do ponto de vista individual quanto coletivo.


  • Envolvimento dos professores através de encontros, consultas e pesquisas, em articulação com a Coordenadora do Mais Educação, Coordenação pedagógica e Direção da escola;
  • Sensibilização as famílias, alunos e comunidade através de palestras, panfletos informativos sobre Meio Ambiente e Cidadania;
  • Realização de evento sobre Meio Ambiente e Cidadania: com palestras e apresentações, Ação Social com apoio de profissionais, oficinas, músicas, aula passeio, maquetes, dança, músicas, vídeos, roupas recicladas, poemas, poesias, carta compromisso, pinturas, desenhos entre outros.

A vida do homem não é um mero passar pela vida. Ela é significativa quando o homem, vencendo os desafios de seu mundo físico ou social, permite-se conviver com seus semelhantes”.


ROTEIRO DE ATIVIDADES

LETRAMENTO - LIXO
  • Acróstico, painel com figuras recortadas de jornais e revistas,
  • Trabalhar com produção textual sobre o meio ambiente e nossas atitudes como cidadão
  • Criação de poemas, parodia.
  • Vídeos
  • Painel sobre a durabilidade de cada lixo
  • cores da separação do lixo
MATEMÁTICA – RECICLAGEM, ALIMENTAÇÃO
  • Montar painel e amostra de vários produtos que podem ser reciclados e o impacto que pode causar para o meio ambiente
  • jogos sobre o meio ambiente e cidadania atitudes corretas que devemos ter em relação ao meio ambiente
  • Reaproveitamento do alimento como: suco de abacaxi com ortelã etc
TEATRO – A POLUIÇÃO ( ÁGUA, AR, SONORA, VISUAL)
  • Peça teatral falando sobre a poluição
  • Construção de fantoches sobre o meio ambiente
  • Dança
  • Palavras, frases,
RÁDIO – NOTICIAS CATÁSTROFES
  • Elaborar pequenas noticias sobre o meio ambiente e sua importância de preservação.
  • Dicas de preservação,atitudes corretas
  • confeccionar cartazes com noticias

CANTO CORAL – A NATUREZA, DESMATAMENTO, QUIMADAS...

  • Ensaio de músicas para apresentar

RECREAÇÃO E LAZER – JOGOS SOBRE O MEIO AMBIENTE

  • Construção de jogos como: corrida do meio ambiente, acerta a bola, amarelinha, com perguntas para responder sobre o meio ambiente
  • Organizar na escola o cantinho da natureza
  • Organizar atitudes corretas de um cidadão para preservar e respeitar o meio ambiente e o outro
  • Chás
Coordenadora: Rita de Cacia Soares Farias

Apresentação do grupo de teatro do Projeto Meio Ambiente e Cidadania


 Coordenadora  do Programa Mais Educação visita sala de aula apresentando o Projeto meio Ambiente e Cidadania

Visita dos alunos do Mais Educação ao 
entorno da escola as margens do Rio Maranguapinho
 Apresentação do Canto Coral
 Exposição de Trabalhos do Letramento
 Ensaio do Canto Coral
Aluna Karolyne (Programa Mais Educação)
 Rio Maranguapinho
 Alunos assistindo a apresentação do Projeto Meio Ambiente e Cidadania
Bloggif montagem
Fanfarra e Canto Coral



Atividades do programa Mais Educação Agosto 2012

Letramento
Recreação
Canto Coral
Teatro
Rádio escola
Teatro

Fanfarra
Recreação

Teatro





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